Teste Respiratório de Hidrogênio e Metano Expirados

Este é um exame utilizado principalmente para diagnosticar intolerância à lactose, frutose e frutano, além de supercrescimento bacteriano de intestino delgado (SIBO) e supercrescimento metanogênico intestinal (IMO). A dosagem de metano simultaneamente ao de hidrogênio aumenta em mais de 30% a chance de diagnóstico de disbiose.

Sintomas como dor e distensão abdominal, flatulência, eructações, diarréia ou constipação, podem estar relacionadas a esses distúrbios.

Como é feito?

É um exame simples, indolor, sem coleta de sangue, feito no consultório.

No momento do agendamento você receberá todo o preparo por escrito, com todas as orientações detalhadas.

1. Preparação: O paciente precisa seguir uma dieta específica na véspera e evitar o uso de antibióticos ou medicamentos que possam interferir no teste por alguns dias antes do exame.

2. Coleta de Amostras: O paciente sopra em um aparelho que coleta o ar expirado antes da ingestão da substância de teste para obter uma amostra basal de hidrogênio e metano.

3. Ingestão da Substância: O paciente ingere a substância (por exemplo, lactose) que será metabolizada pelas bactérias intestinais se não for absorvida adequadamente.

4. Monitoramento e Coleta de Dados: O paciente sopra novamente em intervalos regulares (geralmente a cada 15-30 minutos) por 2 a 3 horas, e a quantidade de hidrogênio e metano no ar expirado é medida e registrada.

Assista o vídeo para conhecer mais detalhes sobre o Teste Respiratório de Hidrogênio e Metano Expirados.

Benefícios para o paciente:

  • Diagnóstico: O teste de hidrogênio e metano expirados é uma ferramenta não invasiva e relativamente simples para diagnosticar intolerâncias alimentares, SIBO e IMO.
  • Orientação Terapêutica: Com os resultados do teste, é possível elaborar planos de tratamento e dietas personalizadas que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
  • Monitoramento de Progresso: Para pacientes que já estão em tratamento, o exame pode ser repetido para monitorar a eficácia do tratamento e fazer ajustes necessários.

Por que fazer o teste respiratório comigo? Além de mais de 25 anos de experiência em gastroenterologia, eu mesma faço contato pessoalmente alguns dias antes para tirar eventuais dúvidas sobre o teste, realizo todo o exame, e libero seu laudo logo após a conclusão do teste, agilizando seu tratamento.

Agende sua consulta para uma avaliação individualizada!

Dra Isabella Silva Cardoso